Mundo

Hillary Clinton considera preocupante revelações de WikiLeaks

WikiLeaks divulgou hoje uma lista de locais em todo o mundo que os Estados Unidos desejam proteger de eventuais atentados

"Vou enfatizar que este roubo de informação do governo americano é profundamente preocupante", disse Hillary

"Vou enfatizar que este roubo de informação do governo americano é profundamente preocupante", disse Hillary

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 21h21.

Washington - A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, considerou muito "preocupante" a revelação por parte do site WikiLeaks de uma lista secreta de locais estratégicos que os Estados Unidos querem proteger de eventuais atentados terroristas.

"Vou enfatizar que este roubo de informação do governo americano e sua publicação, sem considerar suas consequências, é profundamente preocupante", disse Clinton à imprensa após uma reunião com diplomatas de Japão e Coreia do Sul.

"A publicação ilegal de informação secreta provoca preocupações reais e, inclusive, a possibilidade de danos a nossos amigos e aliados em todo o mundo", advertiu Clinton.

Em uma de suas revelações mais explosivas sobre os segredos da diplomacia americana, o site WikiLeaks divulgou hoje uma lista de locais em todo o mundo que os Estados Unidos desejam proteger de eventuais atentados, por considerar que a perda destes locais afetaria consideravelmente sua segurança.

Na lista, publicada na noite de domingo, figuram cabos submarinos de telecomunicações, portos, minas e empresas que fabricam, entre outras coisas, produtos farmacêuticos importantes para a saúde pública em países que vão desde a Grã-Bretanha à Nova Zelândia, incluindo África, Península Ibérica, Oriente Médio e China.

Os locais ou elementos de importância estratégica incluem o Estreito de Gibraltar e o gasoduto que une a Península Ibérica com a Argélia, assim como a a companhia farmacêutica Instituto Grifols, de Barcelona, fabricante de imunoglobulina de uso intravenoso, de diversas aplicações terapêuticas.

Acompanhe tudo sobre:InternetPaíses ricosEstados Unidos (EUA)WikiLeaks

Mais de Mundo

Ex-príncipe Andrew: por relação com Jeffrey Epstein, governo retira seus títulos

Irã promete reconstruir instalações nucleares atacadas por EUA e Israel

Papa Leão XIV pede cessar-fogo no Sudão: 'sigam o caminho do diálogo'

Ataque com faca deixa 11 feridos em trem no Reino Unido