Mundo

Hillary Clinton confirma viajar ao Brasil após Cúpula

"Viajarei na próxima semana ao Brasil, onde realizaremos o próximo encontro da reunião do Fórum de Diálogo Bilateral entre Estados Unidos e Brasil", anunciou Hillary

A conferência que teve a participação de Hillary e Patriota nesta segunda-feira coincide com a visita a Washington da presidente Dilma Rousseff (Paul J. Richards/AFP)

A conferência que teve a participação de Hillary e Patriota nesta segunda-feira coincide com a visita a Washington da presidente Dilma Rousseff (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 13h38.

Washington - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, confirmou nesta segunda-feira que visitará o Brasil na próxima semana após a Cúpula das Américas de Cartagena de Indias (Colômbia), em uma viagem que provavelmente incluirá mais paradas na região.

"Viajarei na próxima semana ao Brasil, onde realizaremos o próximo encontro da reunião do Fórum de Diálogo Bilateral entre Estados Unidos e Brasil", anunciou Hillary em um fórum empresarial na Câmara de Comércio americano, do qual participou junto com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota.

As datas exatas da viagem ainda não foram divulgadas, porque precisam ser fechados os detalhes de outras possíveis paradas na região, segundo informaram à Agência Efe fontes do Departamento de Estado, mas acontecerá depois da Cúpula das Américas de 14 e 15 de abril.

O Fórum de Diálogo Bilateral ao qual Hillary fez referência é um encontro periódico de alto nível que a titular de Relações Exteriores já manteve em duas ocasiões com Patriota, e que surgiu após a visita que o presidente Barack Obama fez ao Brasil em março de 2011. O último encontro desse fórum bilateral aconteceu em Washington em junho de 2011.

Além disso, Hillary participará nos dias 17 e 18 de abril da cúpula da Sociedade de Governo Aberto (OGP, na sua sigla em inglês) em Brasília, segundo adiantou no mês passado o subsecretário de Estado, William Burns, durante sua visita ao Brasil.

A OGP é uma iniciativa multilateral que o Brasil e os EUA lançaram em setembro para combater a corrupção e favorecer a transparência nos Governos, e que conta atualmente com 52 países-membros.

A conferência que teve a participação de Hillary e Patriota nesta segunda-feira coincide com a visita a Washington da presidente Dilma Rousseff, que se reúne com Barack Obama na Casa Branca. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais