Mundo

Hillary Clinton abre servidor e revela e-mails ao FBI

A polêmica sobre os e-mails de Clinton durante sua permanência na secretaria de Estado envolve o uso de um servidor privado, entre 2009 e 2013


	A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton: a porta-voz da ex-secretário de Estado disse que Clinton coopera plenamente com a investigação
 (Brendan McDermid/Reuters)

A pré-candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton: a porta-voz da ex-secretário de Estado disse que Clinton coopera plenamente com a investigação (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2015 às 08h38.

O advogado da ex-secretária de Estado Hillary Clinton permitiu ao FBI o acesso ao servidor privado onde estão arquivados os e-mails da agora pré-candidata à Casa Branca, informaram nesta terça-feira vários meios de comunicação dos EUA.

"O advogado de Hillary Clinton concedeu ao FBI o acesso ao servidor privado que continha os e-mails durante seus quatro anos como secretária de Estado", disse um membro da equipe de campanha citado pelo The Washington Post.

A polêmica sobre os e-mails de Clinton durante sua permanência na secretaria de Estado envolve o uso de um servidor privado, entre 2009 e 2013, quando a então chefe da diplomacia americana deveria utilizar apenas o servidor oficial para os assuntos do governo.

O FBI começou recentemente a investigar o tema, contactando o advogado de Clinton e uma empresa que trabalhou nos servidores da ex-secretária de Estado, com foco na segurança do processo e não no conteúdo dos emails.

Além do acesso ao servidor, o advogado "deu aos agentes um dispositivo USB que contém as cópias dos milhares de emails que Clinton já enviou ao departamento de Estado".

Nick Merrill, porta-voz da pré-candidata, disse que Clinton coopera plenamente com a investigação e espera que esta "determine, o mais rápido possível, quais emails podem ser divulgados", segundo a CBS News.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FBIHillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado