Mundo

Hezbollah reconhece posse de drone derrubado por Israel

O líder do grupo xiita disse que o envio do avião não-tripulado resultou em uma "operação muito importante na história da resistência"


	Helicóptero do Exército israelense: o movimento destacou que tem "direito legítimo de enviar aviões de espionagem" e chegar ao lugar que desejarem
 (David Buimovitch/AFP)

Helicóptero do Exército israelense: o movimento destacou que tem "direito legítimo de enviar aviões de espionagem" e chegar ao lugar que desejarem (David Buimovitch/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 15h54.

Beirute - O líder do grupo xiita libanês Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, disse nesta quinta-feira que o avião não-tripulado derrubado por Israel quando sobrevoava seu espaço aéreo há cinco dias pertence a seu movimento.

"O avião foi enviado pela resistência libanesa (Hezbollah) pelo mar e chegou ao sul da Palestina ocupada (Israel)", afirmou Nasrallah em discurso transmitido por videoconferência, no qual qualificou este fato de "operação muito importante na história da resistência".

Segundo o líder do grupo xiita, "é a primeira vez que a resistência tem essa capacidade e utiliza esse tipo de aparelho", embora Israel já tenha anunciado em 2004 e 2006 que havia derrubado aviões não-tripulados do Hezbollah.

Nasrallah explicou que o avião era de fabricação iraniana e destacou que têm "direito legítimo de enviar aviões de espionagem" e chegar ao lugar que desejem.

"Podemos trabalhar a sério e violar todas as medidas tomadas pelo inimigo e isso nos dá confiança em nossas capacidades", ressaltou Nasrallah, que previu "muitas surpresas se houver uma guerra" com Israel.

No último dia 6 de outubro, o Exército israelense informou que tinha interceptado e derrubado um avião não-tripulado que penetrou em seu espaço aéreo, embora nesse momento não tenha identificado sua procedência. 

Acompanhe tudo sobre:AviõesDronesHezbollahIsraelTerrorismoTransportesVeículos

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump