Mundo

Havaí se tornará 15º estado dos EUA a aprovar casamento gay

Senado do Havaí aprovou com 19 votos a favor e quatro contra a legalização dos casamentos de pessoas do mesmo sexo


	Casamento gay: lei deverá ser ratificada pelo governador democrata Neil Abercrombie, que já anunciou seu respaldo
 (Fred Tanneau/AFP)

Casamento gay: lei deverá ser ratificada pelo governador democrata Neil Abercrombie, que já anunciou seu respaldo (Fred Tanneau/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2013 às 22h20.

Washington - O Senado do Havaí aprovou nesta terça-feira, com 19 votos a favor e quatro contra, a legalização dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, com o que se transformará no 15º estado americano a reconhecê-lo.

A lei deverá ser agora ratificada pelo governador democrata Neil Abercrombie, que já anunciou seu respaldo. Uma vez assinada pelo governante, será efetiva a partir do dia 2 de dezembro.

A norma inclui várias emendas aprovadas na Câmara dos Representantes, entre as quais figuram as isenções para grupos e organizações religiosas que se opõem a este tipo de uniões.

No último mês de junho uma decisão do Supremo Tribunal dos EUA declarou inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, em inglês), que o definia como 'a união entre um homem e uma mulher' e impedia que os homossexuais casados nos estados onde é legal alcançassem reconhecimento e benefícios fiscais em nível federal.

Deste modo, o Supremo deixava aos estados o poder para decidir se legalizavam ou não o casamento homossexual.

Após a decisão do Supremo, Abercrombie decidiu convocar para uma sessão especial a Assembleia Estadual para que discutir a questão.

Até agora, o casamento homossexual é legal em 14 estados do país e no Distrito de Columbia, e os últimos a permiti-lo foram Nova Jersey, Minnesota e Rhode Island.

A expectativa é que o número siga aumentando já que Illinois aprovou recentemente uma lei similar e se encontra à espera da assinatura do governador. EFE

Acompanhe tudo sobre:Direitos civisEstados Unidos (EUA)GaysHavaíLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia