Mundo

Harvard e MIT processam governo Trump por regra contra alunos estrangeiros

Nova regra proibiria a permanência de estudantes estrangeiros nos EUA se as universidades passarem a dar cursos pela internet

Educação: Harvard e MIT processam governo americano por decisão de revogar vistos de alunos estrangeiros com aulas online (Craig F. Walker/Getty Images)

Educação: Harvard e MIT processam governo americano por decisão de revogar vistos de alunos estrangeiros com aulas online (Craig F. Walker/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 8 de julho de 2020 às 18h11.

Última atualização em 8 de julho de 2020 às 19h51.

A Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts processaram o governo do presidente americano Donald Trump, nesta quarta-feira, na tentativa de barrar uma regra nova que proibiria a permanência nos Estados Unidos de estudantes estrangeiros se suas universidades passarem a dar cursos pela internet devido à pandemia de coronavírus.

As duas universidades iniciaram uma ação civil em um tribunal federal de Boston pedindo uma suspensão emergencial temporária da nova diretiva emitida pelo governo na segunda-feira.

"Defenderemos este caso vigorosamente para que nossos estudantes internacionais — e estudantes internacionais de instituições de todo o país — possam continuar seus estudos sem ameaça de deportação", escreveu o reitor de Harvard, Lawrence Bacow, em um comunicado destinado à comunidade de Harvard.

A ação civil das duas universidades mais exclusivas dos Estados Unidos é a primeira contestação da ordem, que poderia obrigar dezenas de milhares de alunos estrangeiros a deixar o país se suas escolas adotarem o ensino remoto.

Harvard havia anunciado que todas as aulas serão virtuais no próximo semestre.

A procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, disse em um comunicado que seu estado também está planejando um processo de repúdio à regra, que qualificou como "cruel" e "ilegal".

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não respondeu de imediato a um pedido de comentário. O presidente americano Donald Trump está pressionando escolas de toda a nação a reabrir no outono do Hemisfério Norte.

O anúncio do governo Trump surpreendeu instituições acadêmicas que lutam com os desafios logísticos de retomar as aulas com segurança enquanto a pandemia de coronavírus se espalha sem trégua por todo o mundo e aumenta nos Estados Unidos, especialmente entre os jovens.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)HarvardImigraçãoMIT

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'