Mundo

Hamas propõe debate de governo unificado a Abbas

Ismail Haniyeh e Mahmoud Abbas conversaram na semana passada

Primeiro-ministro do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, discursa durante uma manifestação em Gaza (Abid Katib/Getty Images)

Primeiro-ministro do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, discursa durante uma manifestação em Gaza (Abid Katib/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2013 às 17h06.

Gaza - O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, propôs ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, do Fatah, organizar uma reunião para discutir a formação de um governo palestino de "consenso nacional".

De acordo com a imprensa local, Haniyeh disse que os palestinos devem unir suas forças para fazer frente aos "complôs de Israel" e, em particular, "para salvar Jerusalém".

Divididos por profundos contrastes políticos, Haniyeh e Abbas falaram por telefone na semana passada, após uma onda de mal tempo afetar a população da região.

Nos últimos dias, fontes anônimas informaram a agência palestina "Maan supo" de que o Hamas estaria disposto a participar de um governo de unidade nacional de seis meses, encarregado de organizar novas eleições políticas e presidenciais nos territórios.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelensePalestinaPolítica

Mais de Mundo

Ucrânia denuncia ataque russo em larga escala contra sistema de energia

Biden visita a Amazônia em meio a temores com retorno de Trump ao poder

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia