Mundo

Hamas pede que Hezbollah retire combatentes da Síria

Grupo palestino pediu à milícia libanesa que pare de ajudar o presidente Bashar al-Assad e que priorize a luta contra Israel

Imagem do presidente da Síria Bashar al-Assad é visto na janela de um carro com apoiadores do Hezbollah comemorando, após o exército tomar controle da cidade de Qusair de rebeldes (Jamal Saidi)

Imagem do presidente da Síria Bashar al-Assad é visto na janela de um carro com apoiadores do Hezbollah comemorando, após o exército tomar controle da cidade de Qusair de rebeldes (Jamal Saidi)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2013 às 11h36.

Gaza - –O grupo islâmico palestino Hamas pediu na segunda-feira à milícia libanesa Hezbollah que retire suas forças da Síria, onde elas ajudam o presidente Bashar al Assad, e que priorize a luta contra Israel.

O Hamas, grupo sunita que controla a Faixa de Gaza, já foi aliado de Assad, mas no ano passado manifestou apoio aos rebeldes que há dois anos lutam para derrubar o presidente, pertencente à seita alauíta, uma variação do islamismo xiita.

“Pedimos ao Hezbollah que retire suas forças da Síria e mantenha suas armas direcionadas contra o inimigo sionista”, disse Moussa Abu Marzouk, líder do Hamas radicado no Cairo, pelo Facebook.

O apelo indica que as relações entre o Hamas e o Hezbollah, um grupo xiita apoiado pelo Irã, continuam se deteriorando. No passado, os dois grupos estiveram aliados na luta contra Israel.

Abu Marzouk disse que a participação do Hezbollah na guerra civil síria alimenta um conflito sectário. Na sexta-feira, o líder da milícia libanesa, xeique Hassan Nasrallah, disse que seus combatentes continuarão atuando ao lado de Assad.

Já o Hamas negou relatos da imprensa de que estaria presente na Síria treinando rebeldes para o uso de armas, produção de bombas e escavação de túneis.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosGuerrasSíriaBashar al-AssadPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista