Mundo

Hagel assume direção do Pentágono

Hagel prestou juramento pela manhã no Pentágono na presença de sua esposa, convertendo-se no primeiro veterano combatente da guerra do Vietnã a assumir o cargo


	Chuck Hagel: embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar do Congresso.
 (Alex Wong/AFP)

Chuck Hagel: embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar do Congresso. (Alex Wong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 14h31.

Washington - O novo secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, jurou seu cargo nesta quarta-feira em Washington, após um acalorado debate no Senado sobre sua nomeação, que prevê duras negociações sobre os profundos cortes orçamentários planejados e uma relação difícil com o Congresso.

Hagel, de 66 anos, prestou juramento pela manhã no Pentágono na presença de sua esposa, convertendo-se no primeiro veterano combatente da guerra do Vietnã a assumir o cargo.

Apesar da atmosfera fria que prevaleceu em suas audiências de confirmação, nas quais o ex-senador foi duramente interrogado por seus ex-colegas republicanos sobre suas declarações em relação a Israel e ao Irã, funcionários do Pentágono disseram que Hagel se concentrará em sua tarefa e buscará cooperar com o Congresso.

"O senador Hagel expressou seu forte compromisso para se dedicar ao seu trabalho, investir suas energias em sua tarefa no Pentágono, com seus colaboradores militares e civis", disse seu porta-voz, George Little, na terça-feira.

"Seu objetivo é olhar para o futuro", afirmou o porta-voz.

Embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade demonstrada contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar trabalhar com o Congresso, na ausência do apoio bipartidário do qual seus antecessores gozaram.

Menos de 48 horas depois de prestar juramento, Hagel deverá enfrentar os cortes orçamentários automáticos que o Pentágono sofrerá de 46 bilhões de dólares, que devem começar na sexta-feira, devido ao bloqueio político no Congresso, que não permitiu negociar um plano alternativo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosseguranca-digitalWashington (DC)

Mais de Mundo

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras