Mundo

Hackers ameaçam atacar sistema do FMI pelo tratamento à Grécia

A mensagem não ofereceu detalhes sobre quando poderiam acontecer os ataques e remete a um site no qual são criticadas as condições do plano de austeridade exigido ao governo grego

As ameaças foram feitas pelo grupo Anonymous, que defendeu o o Wikileaks (Vincent Diamante/Wikimedia Commons)

As ameaças foram feitas pelo grupo Anonymous, que defendeu o o Wikileaks (Vincent Diamante/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2011 às 20h35.

Washington - O grupo de hackers "Anonymous" anunciou nesta quarta-feira pelo Twitter a "Operação Grécia", uma mensagem incitando um ataque ao site do Fundo Monetário Internacional (FMI) por seu desacordo com as condições de ajuda à Grécia.

A mensagem não ofereceu detalhes sobre quando poderiam acontecer os ataques e remete a um site no qual são criticadas as condições do plano de austeridade exigido ao Governo grego em troca do pacote de ajuda de US$ 157 bilhões do FMI e da União Europeia.

O Fundo disse nesta quarta-feira estar alerta: "Estamos conscientes da ameaça e tomaremos as medidas apropriadas", afirmou por e-mail o porta-voz do organismo, William Murray.

O "Anonymous" ganhou notoriedade no final do ano passado quando lançou ataques a favor da organização WikiLeaks, após o site divulgar milhares de documentos confidenciais redigidos por funcionários de embaixadas americanas no mundo todo.

Denominada "Operation Avange Assange" ("Operação Vingar Assange", na tradução literal), a empreitada conseguiu derrubar parte dos sistemas informáticos da MasterCard e da Visa, em uma prova do poder da mobilização espontânea pela internet.

A agência de medição de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira em 3 graus a qualificação da dívida soberana da Grécia e ameaçou voltar a degradá-la diante do risco de uma reestruturação e da falta de pagamento da dívida.

O anúncio acontece próximo a um acordo entre a UE, o FMI e Atenas para evitar a falta de pagamento, que incluiria ajuda adicional ao país, novas medidas de austeridade por parte do Governo e, possivelmente, alguma participação do setor privado.

Acompanhe tudo sobre:FMIHackers

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita