Mundo

'Habemus Papam': de onde veio a expressão anunciada quando um novo papa é escolhido?

Após o conclave, a famosa frase é dita para anunciar o novo líder da Igreja Católica

O cardeal protodiácono anuncia o novo papa com o tradicional 'Habemus Papam' na Praça de São Pedro. (Tiziana Fabi/AFP)

O cardeal protodiácono anuncia o novo papa com o tradicional 'Habemus Papam' na Praça de São Pedro. (Tiziana Fabi/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de maio de 2025 às 11h56.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 11h57.

Tudo sobreConclave
Saiba mais

Após o fim de um conclave, em um dos momentos mais aguardados e emocionantes, o cardeal protodiácono se aproxima da sacada da Basílica de São Pedro, na Praça de São Pedro, e proclama com voz firme: “Habemus Papam”. Essa frase histórica marca o anúncio oficial da eleição do novo líder da Igreja Católica, um dos eventos mais importantes para os católicos ao redor do mundo.

Mas de onde vem essa tradição?

A expressão “Habemus Papam” está em latim e significa "temos um papa". Precisa ser dita pelo cardeal protodiácono — o mais antigo da ordem dos diáconos —, que tem como principal responsabilidade durante o conclave a tarefa de fazer o anúncio oficial do novo papa.

Qual a origem do "Habemus Papam"?

Não há um consenso absoluto sobre a origem exata da expressão “Habemus Papam”, mas muitos historiadores apontam que a frase se popularizou após o Cisma do Ocidente.

Esse período de crise religiosa da Igreja Católica, entre 1378 e 1417, foi marcado por disputas políticas e pela existência de múltiplos papas simultâneos. A solução para esse impasse aconteceu com a eleição de Martinho V, em 1417, um papa único escolhido de forma universal, o que pôs fim ao Cisma.

De acordo com o historiador Gerson Leite de Moraes, ouvido pela CNN, a tradição do "Habemus Papam" teria surgido nesse contexto como um meio de anunciar que, finalmente, havia apenas um papa, representando a unidade da Igreja novamente.

"Foi quando teria acontecido o famoso anúncio, ‘temos um papa, temos o papa’, uma forma de declarar que este era o verdadeiro papa", explica Moraes, que também é professor de teologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, à CNN.

Simbolismo religioso

A expressão “Habemus Papam” tem um simbolismo profundo dentro da tradição cristã. O teólogo e historiador Gerson Leite de Moraes observa que essa frase tem um paralelo com uma passagem do Evangelho de Lucas, na qual um anjo anuncia a boa nova do nascimento de Jesus com as palavras: "Não temais, eis que vos anuncio uma boa-nova que será alegria para todo o povo".

O cardeal protodiácono, ao anunciar o novo papa, transmite uma mensagem de grande alegria e renovação para a Igreja, em um contexto de fé e esperança.

A frase completa, em latim, é "Annuntio vobis gaudium magnum: habemus papam", que traduzido significa: "Eu vos anuncio uma grande alegria: temos um papa". A ideia por trás do anúncio não é apenas informar, mas também compartilhar a alegria do povo católico e dos fiéis do mundo todo com a chegada de um novo líder espiritual.

O anúncio de “Habemus Papam” tornou-se, ao longo dos séculos, uma das mais aguardadas tradições da Igreja Católica, especialmente durante os conclaves modernos. Com os avanços da comunicação, milhões de pessoas ao redor do mundo assistem a esse momento histórico, aguardando a fumaça branca que indica a eleição e o pronunciamento de um novo papa.


PARA TER CONTEXTO...


Acompanhe tudo sobre:PapasPapa FranciscoIgreja CatólicaVaticanoConclave

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site