Mundo

Há várias maneiras de México pagar por muro, diz vice de Trump

"Vamos acabar com a imigração ilegal de uma vez por todas e encontraremos uma forma de nossos vizinhos pagarem por isso", afirmou Mike Pence.

Mike Pence: Pence sugeriu que esse pagamento será vinculado à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) (Aaron P. Bernstein / Reuters)

Mike Pence: Pence sugeriu que esse pagamento será vinculado à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) (Aaron P. Bernstein / Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de dezembro de 2016 às 16h43.

Washington - O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou neste domingo que há várias maneiras de o México pagar o muro prometido pelo futuro presidente do país, Donald Trump, na fronteira para frear a imigração ilegal.

"Há várias maneiras de se cobrar isso. E o presidente eleito vai escolher a melhor forma de proceder", afirmou Pence em entrevista concedida ao programa "This Week", da emissora "ABC News".

"Vamos trabalhar com o Congresso sobre isso. Parte disso será através de uma negociação", indicou Pence, apesar de o governo do México ter reiterado que não pagará a conta das obras do muro.

Sem detalhar as "maneiras" de como o México bancará a obra, Pence sugeriu que esse pagamento será vinculado à renegociação do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"Durante a negociação do Nafta houve consenso de que a segurança na fronteira era crítica. Também teremos essas conversas. Tenho certeza que o presidente eleito vai cumprir sua promessa. Vamos proteger a fronteira, vamos construir o muro. Vamos acabar com a imigração ilegal de uma vez por todas e encontraremos uma forma de nossos vizinhos pagarem por isso", afirmou Pence.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpMéxicoDiplomacia

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo