Mundo

Há consenso na UE sobre proibir petróleo do Irã, diz comissário

Bloco europeu pode suspender todas as exportações de petróleo iraniano

O comissário de Energia da UE, Guenther Oettinge, disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia (Getty Images)

O comissário de Energia da UE, Guenther Oettinge, disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 11h00.

Doha - Há consenso entre os Estados-membros da União Europeia sobre a necessidade de suspender todas as exportações de petróleo do Irã ao bloco, disse nesta terça-feira o comissário de Energia da UE, Guenther Oettinger, a jornalistas.

Ao ser questionado sobre se havia tal consenso, Oettinger afirmou: "Sim, acho que sim." Ele não quis comentar quando essa proibição seria implementada.

Oettinger disse achar que a suspensão deveria ser estendida para incluir os Estados Unidos e a Rússia. Os EUA já proibiram as importações de petróleo do Irã desde a Revolução Islâmica, em 1979.

"Eu acho que o bloqueio ao petróleo é um instrumento importante, mas deveríamos integrar essa política a todos os grandes países: os EUA, é claro, e a Rússia -- quanto mais, melhor", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralEuropaComércio exteriorEnergiaExportaçõesIndústriaUnião Europeia

Mais de Mundo

Taxa de US$ 100.000 sobre visto H-1B é mais um golpe na relação entre EUA e Índia

Ataque a tiros em escritório de imigração no Texas deixa feridos; atirador morre

Serviço Secreto investigará falha em escada rolante durante visita de Trump à ONU

Evasão de tarifas pode custar US$ 40 bilhões por ano aos EUA, diz Goldman Sachs