Mundo

Guterres prioriza desnuclearização pacífica da península coreana

O secretário-geral elogiou os últimos "sinais" que favorecem estes esforços, como o reatamento dos contatos entre as Coreias

Guterres: "Estarei lá na abertura" dos Jogos Olímpicos, acrescentou o diplomata português (Mike Segar/Reuters)

Guterres: "Estarei lá na abertura" dos Jogos Olímpicos, acrescentou o diplomata português (Mike Segar/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 16h03.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta terça-feira que a desnuclearização pacífica da península coreana é uma das suas prioridades para este ano e encorajou a todas as partes a persistir a favor de saídas diplomáticas.

"Devemos conseguir a desnuclearização da península coreana sem nos dirigir inconscientemente para a calamidade", afirmou Guterres ao apresentar na Assembleia Geral da ONU um relatório sobre suas prioridades para este ano.

O secretário-geral elogiou os últimos "sinais" que favorecem estes esforços, como o reatamento dos contatos entre as Coreias e a decisão do regime de Pyongyang de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang.

"Estarei lá na abertura" dos Jogos Olímpicos, acrescentou o diplomata português. "Devemos construir a partir desses pequenos sinais de esperança", insistiu.

Guterres destacou especialmente a decisão de Seul e Pyongyang de retomar seus contatos a nível militar, o que "é crítico para diminuir o risco de erros de cálculo e mal-entendidos", bem como reduzir as tensões regionais.

O secretário-geral também lembrou a visita em dezembro à região do responsável de Assuntos Políticos das Nações Unidas, Jeffrey Feltman, o primeiro contato direto entre a ONU e a Coreia do Norte "em quase oito anos".

Segundo Guterres, é necessário "estender os esforços diplomáticos para a desnuclearização pacífica da península coreana em um contexto de segurança regional", e por isso a decisão de enviar Feltman a Pyongyang.

Essas gestões, acrescentou, complementam uma série de sanções que o Conselho de Segurança da ONU veio aprovando contra a Coreia do Norte pelo seu programa de testes balísticos e de mísseis que vem desenvolvendo desde 2006.

Guterres falou deste assunto ao explicar em uma reunião da Assembleia Geral as prioridades que terá para este ano, que incluem questões como a mudança climática, a luta contra o terrorismo e a proteção dos fluxos migratórios.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteTestes nuclearesONUCoreia do Sul

Mais de Mundo

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas