Mundo

Guterres oferece ajuda da ONU à Guatemala após erupção vulcânica

Pelo menos 30 pessoas morreram pela violenta erupção no domingo (3) do vulcão de Fogo, a cinquenta quilômetros da capital do país

Uma nova explosão nesta segunda-feira suspendeu de forma temporária os trabalhos de busca (Luis Echeverria/Reuters)

Uma nova explosão nesta segunda-feira suspendeu de forma temporária os trabalhos de busca (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 4 de junho de 2018 às 14h55.

As Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, transferiu nesta segunda-feira sua solidariedade à Guatemala após a devastação causada pela erupção do vulcão de Fogo e disse que a organização está pronta para apoiar os trabalhos de resgate e assistência.

Guterres se declarou "profundamente entristecido pela trágica perda de vidas e pelos significativos danos" causados pela erupção de domingo.

Através de seu porta-voz, Stéphane Dujarric, o diplomata português transferiu suas condolências às famílias das vítimas e ao Governo e ao povo guatemalteco.

"As Nações Unidas se solidarizam com a Guatemala e darão apoio aos esforços nacionais de resgate e socorro", disse Dujarric aos jornalistas.

O Sistema das Nações Unidas na Guatemala já tinha expressado previamente sua solidariedade com os familiares das vítimas e disposição de apoiar o Governo para atender a emergência.

Pelo menos 30 pessoas morreram pela violenta erupção no domingo do vulcão de Fogo, situado a cinquenta quilômetros da capital guatemalteca.

Uma nova explosão nesta segunda-feira suspendeu de forma temporária os trabalhos de busca, explicaram socorristas a emissoras locais.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisTerremotosMortesVulcõesGuatemalaONU

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina