Mundo

Guterres aponta risco de palavras exaltadas sobre Coreia do Norte

O secretário-geral da ONU reiterou que a solução para a crise norte-coreana não deve ser militar e destacou que é momento da "habilidade política"

António Guterres: "As palavras exaltadas podem levar a mal-entendidos fatais", disse o diplomata (Shannon Stapleton/Reuters)

António Guterres: "As palavras exaltadas podem levar a mal-entendidos fatais", disse o diplomata (Shannon Stapleton/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 10h53.

Última atualização em 19 de setembro de 2017 às 10h54.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta terça-feira sobre os riscos de discursos exaltados sobre a Coreia do Norte e avaliou que é o momento de optar pela diplomacia para resolver a crise que envolve o país.

"Quando as tensões aumentam, também crescem as possibilidades de um erro de cálculo. As palavras exaltadas podem levar a mal-entendidos fatais", disse o ex-primeiro-ministro de Portugal em discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU.

Guterres reiterou que a solução para a crise norte-coreana não deve ser militar e destacou que é momento da "habilidade política".

A tensão sobre a situação na península coreana cresceu nos últimos meses após os repetidos testes nucleares e de mísseis balísticos por parte do regime de Kim Jong-un.

Os testes foram seguidos de firme condenação internacional e de declarações firmes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump, que hoje estreia na Assembleia-Geral, ameaçou em agosto responder com "fogo e fúria" se Kim Jong-un seguir realizando testes que colocam em risco a segurança dos EUA e seus aliados.

Guterres condenou os testes norte-coreanos e exigiu que o país cumpra as resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU, que proibiram Pyongyang de realizar esse tipo de atividade.

Para o ex-premiê português, a última resolução com sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança envia uma "mensagem clara" à Coreia do Norte e mostra uma unidade internacional que, na sua avaliação, cria oportunidades para uma aposta diplomática.

Guterres destacou que a preocupação global sobre uma possível guerra nuclear está no ponto mais alto desde o fim da Guerra Fria e garantiu que a mera ameaça de usar esse tipo de armamento não pode ser permitida.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaKim Jong-unONU

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia