Mundo

Guia Rio+20 reúne informações para participantes

O Guia Rio+20, disponível para download, apresenta ao público do evento os objetivos, os setores envolvidos no debate e principais temas

O Guia+20 também apresenta informações práticas para os participantes do evento (Reprodução)

O Guia+20 também apresenta informações práticas para os participantes do evento (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2012 às 21h13.

Rio de Janeiro - Para orientar os participantes sobre os debates e atividades paralelas à Rio+20, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou na tarde desta quarta-feira no Rio de Janeiro um guia com as principais informações relacionadas à conferência. O Guia Rio+20, disponível para download no site do conselho (http://www.cebds.org.br/media/uploads/pdf/guia_riomais20.pdf), apresenta ao público do evento os objetivos, os setores envolvidos no debate e principais temas que serão abordados pelos chefes de estados na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

O Guia+20 também apresenta informações práticas para os participantes do evento, como opções de deslocamento para os locais da conferência. A publicação também discute os objetivos e desafios da Rio+20, apresentando os diferentes atores envolvidos no evento. A iniciativa partiu do conselho que reúne empresários e pesquisadores da questão ambiental no País. "Na Rio 92, a ideia de sustentabilidade era só um sonho. Hoje temos o conhecimento para tornar isso real, mas precisamos acelerar este processo", afirmou a presidente do conselho, Marina Grossi. Segundo ela, com investimentos de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) global seria possível começar uma transição rumo a uma economia de eficiência de recursos.

A proposta seria investir o montante em melhorias nos processos de agricultura, turismo, indústria, gestão de resíduos e outros setores chaves. "Também precisamos caminhar para a definição de um outra classificação para o PIB, que englobe qualidade de vida e impacto ambiental. Essa integração é importante, mas não acontece ainda".

Para o pesquisador da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Israel Klabin, o maior obstáculo para a conferência é a falta de engajamento das lideranças globais. "Faltam estadistas para resolver a questão. Os verdadeiros estadistas surgem em momentos de crise, e nós estamos galopando para um desses momentos", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique