Mundo

Guerra contra drogas fracassou, diz grupo de líderes

Grupo liderado pelo ex-presidente FHC divulgou comunicado com veredito sobre as políticas de segurança contra entorpecentes de diversos países

A comissão recomenda, como política para combate às drogas, "o fim da criminalização e marginalização dos usuários que não ofereçam risco a outras pessoas" (Uriel Sinai/Getty Images)

A comissão recomenda, como política para combate às drogas, "o fim da criminalização e marginalização dos usuários que não ofereçam risco a outras pessoas" (Uriel Sinai/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2011 às 11h01.

São Paulo - A guerra global contra as drogas fracassou e teve consequências devastadoras para indivíduos ao redor do mundo. A avaliação é de uma comissão de líderes de vários países, sob comando do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, divulgada ontem em Nova York.

"Gastos com medidas repressivas contra os produtores, traficantes e consumidores de drogas ilegais claramente fracassaram para conter a oferta e o consumo. Aparentemente, as vitórias para eliminar fonte ou organização traficante são irrelevantes diante da emergência instantânea de outras fontes de traficantes. Esforços para combater o consumo impedem medidas de saúde pública para reduzir a incidência de AIDS e mortes por overdose", diz o comunicado.

Entre os integrantes da comissão estão figuras como o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, o Nobel de literatura peruano, Mario Vargas Llosa, o ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) Paul Volcker, o ex-secretário de Estado americano George Shultz e ex-presidentes de países como México e Colômbia.

A comissão recomenda, como política para combate às drogas, "o fim da criminalização e marginalização dos usuários que não ofereçam risco a outras pessoas; questionar, em vez de reforçar, conceitos errados sobre o uso de drogas; encorajar experimentos de governos com modelos de regulação das drogas para minar o crime organizado e garantir a saúde e a segurança dos cidadãos". Segundo o grupo, a recomendação aplica-se especialmente à maconha, mas também se aconselha "experimentos de descriminalização para outras drogas".

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaLegislaçãoCrimeDrogasFernando Henrique Cardoso

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal