Mundo

Guerra comercial com EUA pode levar Canadá à recessão, alertam economistas

Economistas estimam que o PIB canadense encolha entre 2 e 4 pontos percentuais após anúncio de novas tarifas americanas

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 08h13.

A guerra comercial entre Estados Unidos e Canadá pode colocar a economia canadense em recessão. Economistas ouvidos pela Bloomberg estimam que o PIB do país deve ter seu crescimento reduzido entre 2 e 4 pontos percentuais, o que implicaria na primeira recessão anual em 16 anos, desconsiderando o período da pandemia.

As projeções foram feitas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de tarifas de 25% sobre importados do Canadá. Em retaliação, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau prometeu impor tarifas sobre US$ 155 bilhões em produtos fabricados nos EUA.

Essas medidas devem elevar o índice de preços ao consumidor do Canadá para além da meta de inflação de 2% ao ano. Segundo economistas do Toronto-Dominion Bank, a moeda canadense pode se desvalorizar e, se a guerra de tarifas for mantida por cerca de um semestre, a economia canadense entrará em depressão e a taxa de desemprego pode ultrapassar os 7%.

Douglas Porter, economista chefe do Bank of Montreal, acredita que se as tarifas forem mantidas por um ano, a economia canadense corre o risco de sofrer com uma “recessão modesta”. Já Avery Shenfeld, economista chefe do Canadian Imperial Bank of Commerce, acredita que uma guerra comercial permanente seria um “choque recessivo para o Canadá”.

O Royal Bank of Canada disse que suas estimativas estão alinhadas com as do Banco do Canadá, que projetou que o aumento de 25% nas tarifas dos EUA reduziria o PIB canadense entre 3,4% e 4,2%. O Capital Economics, por sua vez, alertou que as tarifas de 25% representam uma “ameaça existencial” para o Canadá, dado que as exportações de bens para os EUA representam quase um quinto de seu PIB.

A economista Tu Nguyen, da consultoria RSM Canada, disse à Bloomberg que a guerra comercial pode resultar em um encolhimento de 2% da economia canadense e em um aumento de 2,7% na inflação geral do país. Conforme os preços forem subindo, a demanda em setores como manufatura, turismo e transporte deve cair, o que provavelmente vai resultar em perdas de empregos, segundo a analista.

Acompanhe tudo sobre:CanadáEstados Unidos (EUA)Donald TrumpTarifasTaxasJustin Trudeau

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump