Mundo

Guerra chega à Rússia? Ucrânia bombardeia depósito de gasolina russo

Segundo autoridades russas, um depósito de gasolina foi atacado a 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana e um dos principais alvos na guerra

Imagem de vídeo divulgado pelo ministério russo de Situações de Emergência mostra incêndio em depósito de combustível em Belgorod (Ministério russo de Situações de Emergência/AFP)

Imagem de vídeo divulgado pelo ministério russo de Situações de Emergência mostra incêndio em depósito de combustível em Belgorod (Ministério russo de Situações de Emergência/AFP)

A

AFP

Publicado em 1 de abril de 2022 às 08h05.

Última atualização em 1 de abril de 2022 às 08h07.

Dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de gasolina em território russo, na localidade de Belgorod, informou o governador local nesta sexta-feira, 1º de abril.

"Aconteceu um incêndio no depósito de petróleo devido a um bombardeio efetuado por dois helicópteros militares ucranianos, que entraram no território russo voando a baixa altitude", afirmou o governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, em seu canal no Telegram.

Inscreva-se e participe do SuperAgro 2022, um evento EXAME que discute a relevância do agronegócio com players do mercado. Não fique de fora!

Em outra mensagem, o governador afirmou que os bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio e que dois funcionários do depósito ficaram feridos. O ministério russo de Situações de Emergência informou que 170 funcionários seguiram para o local.

O ministério divulgou um vídeo que mostra os bombeiros tentando apagar as chamas. Também confirmou o balanço de dois feridos.

O grupo Rosneft, proprietário do depósito, anunciou que retirou os trabalhadores do local.

O diretor de uma gráfica que fica perto de Belgorod, Konstantin Lakhnov, afirmou que sua empresa foi atingida pelos disparos.

"Helicópteros lançaram foguetes contra nós... as janelas estão danificadas, o equipamento está destruído ou danificado... o teto foi danificado", declarou à agência estatal TASS.

Após o ataque, a imprensa local mencionou filas de veículos em postos de gasolina, mas o ministro da Energia, Nikolai Shulgunov, garantiu que a região não vai enfrentar falta de combustível.

Vídeos supostamente gravados em Belgorod e divulgados nas redes sociais mostram um helicóptero lançando mísseis, e depois a explosão.

Na quarta-feira, também foram registradas explosões em um depósito de munições da região de Belgorod, sem que as autoridades russas explicassem o que provocou o incidente.

Belgorod fica 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana no leste do país e um dos principais alvos das tropas russas desde o início da guerra.

Em 25 de fevereiro, a imprensa local e moradores ucranianos também citaram um ataque da Ucrânia contra uma base aérea russa perto de Rostov, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Esteja sempre informado sobre as principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME por menos de R$ 11/mês.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPetróleoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente