Mundo

Guerra atrapalha conserto de cabo submarino danificado no Mar Vermelho

Operadora estimou que o problema está em até 170 metros de profundidade em uma área onde os combatentes Houthi apoiados pelo Irã têm como alvo navios com drones e mísseis

Cabos submarinos: grande maioria dos danos aos equipamentos é causada por ferramentas de pesca (Reprodução)

Cabos submarinos: grande maioria dos danos aos equipamentos é causada por ferramentas de pesca (Reprodução)

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 08h07.

Um cabo submarino no Mar Vermelho, que conecta a Europa à Índia, foi danificado, e a operadora de telecomunicações que o possui agora precisa descobrir como fazer reparos subaquáticos em uma zona de guerra. As informações são da Bloomberg.

A Seacom, empresa sul-africana que controla o cabo, detectou uma falha no último sábado, 24, disse o Diretor Digital Chefe Prenesh Padayachee em entrevista à agência de notícias na última segunda-feira. 

Ele estimou que o problema está em até 170 metros de profundidade em uma área onde os combatentes Houthi apoiados pelo Irã têm como alvo navios com drones e mísseis.

O incidente destaca a vulnerabilidade da infraestrutura submarina crítica, especialmente em águas rasas. Existem aproximadamente 16 sistemas de cabos no Mar Vermelho, conectando a Europa à Ásia via Egito.

Enquanto a Seacom conseguiu redirecionar rapidamente o tráfego da internet para cabos alternativos, agora precisa descobrir a logística de reparar um cabo em uma zona de guerra, de acordo com Padayachee. 

A empresa está trabalhando com uma empresa de reparo de cabos de propriedade da Emirates Telecommunications Group Co. PJSC, e discutindo como segurar o navio de reparo e se precisarão de escoltas militares ou segurança armada.

"Um cessar-fogo pendente na região pode ser uma boa oportunidade para o reparo", disse Padayachee.

Os militantes Houthi fizeram ameaças de sabotar cabos submarinos críticos nas redes sociais, mas não há evidências de que tenham sido bem-sucedidos. A grande maioria dos danos aos cabos é causada por equipamentos de pesca, como redes de arrasto ou âncoras arrastando no fundo do mar, de acordo com dados do Comitê Internacional de Proteção de Cabos.

"Ainda é cedo para dizer se é sabotagem", disse Padayachee à Bloomberg. "Somente quando levantarmos o cabo poderemos ver se alguém o cortou".

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesGuerras

Mais de Mundo

Conheça as maiores ilhas do mundo

Papa ficará internado por pelo menos mais uma semana, diz equipe médica

Israel libertará 602 prisioneiros palestinos em troca de reféns amanhã

Putin defende aumento da exploração de minerais raros na Rússia