Mundo

Guatemala anuncia plano de reconstrução após erupção do Vulcão de Fogo

Programa inclui a recuperação de estradas, a restauração de serviços básicos, a preservação de bens e a construção de casas

Tragédia: 70 pessoas morreram e 476 ficaram feridas por causa da erupção do último domingo (3) na Guatemala (Luis Echeverria/Reuters)

Tragédia: 70 pessoas morreram e 476 ficaram feridas por causa da erupção do último domingo (3) na Guatemala (Luis Echeverria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 5 de junho de 2018 às 17h38.

Cidade da Guatemala - O governo do presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou nesta tarde o plano de reconstrução viária e de casas para as pessoas atingidas pela erupção do Vulcão de Fogo no domingo, que já deixou 70 guatemaltecos mortos.

Depois da reunião de gabinete realizada na residência presidencial, o ministro da Defesa, Luis Miguel Ralda, fez uma entrevista coletiva para explicar o planejamento de resposta. Ele disse que a missão do Exército é apoiar à Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) até que o estado de emergência termine nos departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, os mais afetados.

Ralda, que também é o coordenador da Conred, explicou que o programa inclui a reconstrução e a recuperação de estradas e a preservação de vida e bens das pessoas prejudicadas, que superam 1,7 milhão de guatemaltecos. Também serão analisadas as possibilidades de usar terrenos do Estado em Escuintla e Sacatepéquez para construir casas para os afetados. O ministro disse que esta construção será feita com base no censo do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e em parceria com o Ministério de Comunicações, Infraestrutura e Moradia.

Também serão recuperados todos os serviços básicos e será feita a limpeza das rotas afetadas pela queda do material vulcânico. De acordo com o governo, existem alimentos e remédios suficientes para atender emergências provocadas pela erupção, que também deixou 476 pessoas feridas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGuatemalaVulcões

Mais de Mundo

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah

Novo centro de processamento de minerais vai fazer com que o Canadá dependa menos da China