Mundo

Guaidó cruza fronteira e vai a show humanitário na Colômbia

Até o momento não se sabe se o líder entrou com a ajuda de alguma autoridade ou ilegalmente, já que uma ordem judicial o impedia de deixar o país

Juan Guaidó foi visto de camisa branca, cercado por policiais e erguendo o punho (Luisa Gonzalez/Reuters)

Juan Guaidó foi visto de camisa branca, cercado por policiais e erguendo o punho (Luisa Gonzalez/Reuters)

A

AFP

Publicado em 22 de fevereiro de 2019 às 21h14.

O líder da oposição Juan Guaidó, reconhecido por 50 países como presidente interino da Venezuela, chegou nesta sexta-feira ao show realizado no lado colombiano da fronteira, apesar de uma ordem de justiça de Chávez que o impedia de deixar o país.

Guaidó foi visto de camisa branca, cercado por policiais e erguendo o punho. Guaidó se reuniu com o presidente colombiano Iván Duque.

Guaidó se encontrou com o presidente colombiano, Iván Duque, perto do palanque, onde acontece desde cedo um show em favor da entrada de ajuda à Venezuela.

Na quinta-feira, Guaidó saiu de Caracas em comboio em direção à fronteira, um dos pontos de onde se pretende coordenar a entrada de toneladas de ajuda doadas pelos EUA e seus aliados para aliviar a grave crise no país rico em petróleo.

O presidente Nicolás Maduro se opõe a essa operação, afirmando que se trata de um pretexto para o início de uma "invasão militar" liderada por Washington.

Até o momento não se sabe se Guaidó entrou com a ajuda de alguma autoridade ou se ele o fez por travessias ilegais ao longo da fronteira de 2.200 km que divide os dois países.

Guaidó convocou manifestações no sábado para acompanhar as caravanas que inicialmente tentariam retirar a ajuda armazenada na cidade fronteiriça de Cúcuta.

Acompanhe tudo sobre:Juan GuaidóVenezuela

Mais de Mundo

Polônia elegerá presidente que abrirá caminho para Tusk ou complicará seu mandato

Após reunião com países europeus, Irã reafirma interesse em negociar programa nuclear com os EUA

SOS Méditerranée resgata mais de 270 migrantes na Tunísia

Mais de mil pessoas são evacuadas por fortes chuvas na Argentina