Mundo

Grupos sírios pedem à Rússia cessar-fogo durante a Copa do Mundo

Grupos civis da Síria pediram à Rússia que assegure um cessar-fogo durante a Copa do Mundo para evitar mortes no país durante a competição

Síria: Para milhares de civis inocentes, a Copa do Mundo passará despercebida enquanto a luta continua e as bombas continuam a cair, disse líder sírio (Bassam Khabieh/Reuters)

Síria: Para milhares de civis inocentes, a Copa do Mundo passará despercebida enquanto a luta continua e as bombas continuam a cair, disse líder sírio (Bassam Khabieh/Reuters)

A

AFP

Publicado em 14 de maio de 2018 às 10h00.

Grupos da sociedade civil síria pediram à Rússia, que sediará a Copa do Mundo no próximo mês, que assegure um cessar-fogo nacional durante o mês da competição.

Uma aliança de organizações sob o nome "Existimos!" lançou uma campanha pedindo aos principais intermediários do conflito na Síria que aproveitem o campeonato mundial de futebol para impulsionar a paz.

"Enquanto a atenção mundial está voltada para o futebol na Rússia, a guerra na Síria continua destruindo vidas e causando muito sofrimento para homens, mulheres e crianças", disse Basam Al-Ahmad, que lidera o movimento Sírios pela Verdade e a Justiça, que integra a aliança.

"Para a Rússia, a Copa do Mundo é 'um torneio de sonhos', mas na Síria não há razão para sonhar", disse Maria Al Abdeh, diretora executiva de Mulheres Agora para o Desenvolvimento.

"Para centenas de milhares de civis inocentes, a Copa do Mundo passará despercebida enquanto a luta continua e as bombas continuam a cair", acrescentou.

A campanha foi lançada através de um vídeo que destaca o sofrimento dos sírios desde a Copa do Mundo anterior em 2014.

Organizações de caridade sírias e grupos de direitos humanos pediram aos líderes ocidentais que ameacem um boicote à Copa do Mundo.

No entanto, as potências ocidentais não estavam muito dispostas a arriscar sua presença na Copa do Mundo para pressionar Moscou, que se tornou um agente-chave no conflito sírio.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoGuerra na SíriaRússiaSíria

Mais de Mundo

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias