Mundo

Grupos planejam protesto durante visita de Obama ao Rio

O protesto deve acontecer durante o discurso na escadaria do Teatro Municipal, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, no domingo

Além da capital carioca, Obama também visitará Brasília para conversar com Dilma (Spencer Platt/POOL/Getty Images)

Além da capital carioca, Obama também visitará Brasília para conversar com Dilma (Spencer Platt/POOL/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2011 às 21h19.

Rio - Diversas entidades populares estão convocando militantes para um ato público contra a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no País. O protesto deve acontecer durante o discurso na escadaria do Teatro Municipal, na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, no domingo.

"Vamos fazer um protesto pacífico, mas firme. Não temos receio da segurança, porque o Brasil é um país democrático", disse a presidente da organização não-governamental (ONG) Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta Pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo no Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), Emanuel Cancella, criticou a liberação da praça para o presidente norte-americano. "Não é nada pessoal contra Obama, mas é lamentável que o governo do Rio e a prefeitura da cidade liberem a Cinelândia, palco de inúmeras lutas contra o regime militar, para o presidente de um país que apoiou durante 30 anos a ditadura no Brasil. Vamos homenagear os brasileiros que lutaram contra a ditadura", afirmou o sindicalista.

O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) organizará um ato com os remanescentes da antiga "Brizolândia", como era chamada pequena banca onde se reuniam os partidários do ex-governador Leonel Brizola.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaBrasil-EUADados de BrasilDiplomaciaPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las