Mundo

Grupo declara autonomia de região no leste da Líbia

Assembleia nacional em Trípoli afirmou que iria formar um comitê para examinar a declaração de Ahmed Zubair al-Senussi, líder do Conselho de Cyrenaica


	Líder de um grupo político líbio na província de Cyrenaicadeclarou a região como autônoma
 (Getty Images)

Líder de um grupo político líbio na província de Cyrenaicadeclarou a região como autônoma (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2013 às 17h51.

Tripoli- O líder de um grupo político líbio na província de Cyrenaica, rica em petróleo, declarou a região como autônoma, numa demonstração da crescente pressão por uma constituição que adote uma estrutura federal.

Ahmed Zubair al-Senussi, líder do Conselho de Cyrenaica e parente distante do último rei da Líbia, não tem autoridade formal nas regras atuais e não está claro como ele poderia colocar em prática a declaração.

Seu conselho, no entanto, representa facções do leste que uniram-se pela preocupação em estabelecer a força da lei em um país repleto de armas e milícias rivais, dois anos após o fim da guerra para depor Muammar Gaddafi.

A assembleia nacional em Trípoli afirmou que iria formar um comitê para examinar a declaração de Senussi, que incluiu promessas de constituir um novo parlamento e forças de segurança para a região.

"A partir de hoje, Cyrenaica é uma região federal, no âmbito do Estado Líbio", disse Senussi em um comício na cidade oriental de Al Marj.

"Cyrenaica vai ativar a Constituição de 1951 e estabelecer um parlamento." Os apelos por uma estrutura federal têm sido mais frequentes desde a queda de Gaddafi em 2011.

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoTerroristasÁfricaLíbia

Mais de Mundo

Venezuela: Maduro convoca 'milícia' e população em resposta às ameaças dos EUA

ONU declara situação de fome em Gaza

Governo Trump suspende vistos para caminhoneiros após acidente fatal

Ataque contra helicóptero policial em Amalfi deixa 12 mortos na Colômbia