Mundo

Grupo de Alckmin lança campanha por prévias

Segundo a cúpula do governador, "o partido sempre fugiu das prévias" por acreditar que a consulta a seus filiados representa uma divisão em São Paulo

O governador de São Paulo está espremido entre os grupos do senador Aécio Neves e do ex-governador José Serra no PSDB (Milton Michida/Gov de SP)

O governador de São Paulo está espremido entre os grupos do senador Aécio Neves e do ex-governador José Serra no PSDB (Milton Michida/Gov de SP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2011 às 08h24.

São Paulo - Depois de ter vencido uma disputa que rachou o PSDB paulistano e provocou a saída de seis vereadores do partido na capital paulista, o secretário estadual de Gestão Pública, Julio Semeghini, defende a realização de prévias para escolha do candidato tucano a prefeito de São Paulo no ano que vem.

Semeghini é o primeiro aliado de Geraldo Alckmin com cargo executivo no PSDB a assumir o que o governador paulista vem defendendo reservadamente: a definição das consultas primárias como a única forma de acabar com as disputas fratricidas que marcaram os tucanos nos seus últimos anos de fracasso no âmbito nacional.

Para o novo presidente municipal do PSDB, "o partido sempre fugiu das prévias" por acreditar que a consulta a seus filiados representa uma divisão. "Mas isso não é verdade, outros partidos se fortalecem porque têm prévias, porque ouvem as bases", disse, em entrevista exclusiva.

O governador de São Paulo está espremido entre os grupos do senador Aécio Neves (MG) e do ex-governador José Serra (SP) no PSDB, ambos pré-candidatos ao Planalto em 2014. Em conversas privadas, Alckmin tem afirmado que as prévias são a única forma de o partido definir seu nome para a sucessão da presidente Dilma Rousseff.

No âmbito nacional, o sistema de prévias atende hoje aos interesses de Serra, derrotado por Dilma no passado após ter sido refratário à proposta de Aécio de estabelecer prévias em 2009. Agora, é Aécio quem não quer a consulta primária por entender que sua candidatura é "natural". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosPolíticacidades-brasileirasMetrópoles globaisSão Paulo capitalOposição políticaPSDB

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal