Mundo

Grupo ataca manifestantes que pediam estado federalista

O protesto reivindicava a divisão do país em três estados: um no oeste, com capital em Trípoli; outro no leste, com capital em Benghazi, e um terceiro no sul

Manifestantes pediam que a Líbia tivesse duas capitais, Trípoli e Benghazi (Abdullah Doma/AFP)

Manifestantes pediam que a Líbia tivesse duas capitais, Trípoli e Benghazi (Abdullah Doma/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2012 às 22h04.

Argel - Várias pessoas ficaram feridas em enfrentamentos ocorridos nesta sexta-feira na cidade líbia de Benghazi, quando vários indivíduos atacaram com armas de fogo manifestantes que pediam por um sistema federalista no país.

O canal internacional 'Libiya al Ahrar' não informou o número exato de vítimas do acidente.

O protesto reivindicava a divisão do país em três estados: um no oeste, com capital em Trípoli; outro no leste, com capital em Benghazi, e um terceiro no sul; com capital em Sebha.

Além disso, pediam que a Líbia tivesse duas capitais, Trípoli e Benghazi, a segunda maior cidade do país e enclave das forças rebeldes durante o conflito que causou a queda do regime de Muammar Kadafi.

No dia 6 de março, cerca de três mil líderes tribais e políticos anunciaram em Benghazi a criação do estado federal de Barka, a antiga província da Cirenaica, que abrange o nordeste do país, desde a cidade de Sirte até a fronteira egípcia.

No dia seguinte, apesar dos defensores do federalismo garantirem que não desejavam a independência, o presidente líbio, Mustafa Abdel Jalil, ameaçou empregar a força para impedir qualquer divisão territorial.

Desde então, vem sendo realizados em todo o país dezenas de manifestações a favor e contra o anúncio da criação de Barka.

O canal 'Libiya al Ahrar' mostrou imagens do incidente ocorrido hoje, no qual era possível ver indivíduos usando pedaços de madeira para golpear os participantes do protesto. 

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosÁfricaViolência urbanaLíbia

Mais de Mundo

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk

Trump prepara tarifas para importações de móveis; medida pode afetar o Brasil