Mundo

Gregos protestam em Atenas contra políticas de austeridade

Milhares de pessoas se manifestaram contra as políticas de austeridade, depois que o governo apresentou sua proposta de acordo aos membros do Eurogrupo


	Manifestantes gregos em Atenas: protesto foi convocado através do Facebook pela plataforma que defendeu o "não" no referendo
 (Marko Djurica/Reuters)

Manifestantes gregos em Atenas: protesto foi convocado através do Facebook pela plataforma que defendeu o "não" no referendo (Marko Djurica/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 17h53.

Atenas - Milhares de pessoas se manifestaram nesta sexta-feira no centro de Atenas contra as políticas de austeridade, depois que o governo apresentou sua proposta de acordo aos membros do Eurogrupo (fórum informal de ministros de Economia e Finanças da zona do euro).

Segundo levantamento feito pela polícia, cerca de 9 mil membros do sindicato do Partido Comunista grego, 1.000 simpatizantes de partidos da esquerda extraparlamentar, como o Antarsya, participaram do ato.

O protesto foi convocado através do Facebook pela plataforma que defendeu o "não" no referendo do último domingo sobre a proposta dos credores da dívida grega sobre a forma de quitá-la.

O texto da convocação reunia frases como "Com orgulho do não", "Avancemos rumo à nova dignidade da Grécia", e "Os ultimatos e as chantagens serão devolvidos".

Os manifestantes caminharam da Praça Omonia até a Praça Syntagma, onde fica a sede do parlamento e também onde se uniram a outras pessoas que carregavam bandeiras da Grécia e cartazes com palavras como "Oxi" ("Não") e mensagens de rejeição à política de austeridade.

A manifestação de hoje acontece um dia depois de 4 mil pessoas, segundo a polícia, se reuniram na praça Syntagma para pedir ao governo que entre em acordo com os credores e garanta a permanência do país na zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsZona do Euro

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada