Mundo

Grécia terá plano de recapitalização de bancos até 20/4

Premiê grego disse que governo vai implementar plano no começo de setembro

Lucas Papademos toma posse como primeiro-ministro  (Louisa Gouliamaki/AFP)

Lucas Papademos toma posse como primeiro-ministro (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2012 às 10h24.

Atenas - A Grécia vai anunciar até 20 de abril os planos para recapitalizar os bancos do país prejudicados pelo acordo de reestruturação da dívida grega, afirmou o primeiro-ministro, Lucas Papademos. O premiê, que está no Chipre para uma visita de dois dias, disse a jornalistas que o governo decidirá como aumentar o capital das instituições financeiras em um plano que será implementado no começo de setembro.

"Além das questões ligadas à recapitalização e reestruturação do sistema bancário, o governo vai se concentrar nas próximas semanas na exata implementação do orçamento e na conclusão de um estudo sobre redução de gastos para 2013-2014 que formará a base das decisões a serem tomadas pelo próximo governo", disse Papademos. O país deverá ter eleições nacionais no começo de maio. No dia 2 o jornal local Imerisia afirmou que o plano para recapitalização dos bancos gregos seria apresentado no dia 10 de abril.

Em março a Grécia concluiu um plano de reestruturação de € 206 bilhões em dívida destinado a reduzir o valor devido a credores privados pela metade e, assim, diminuir a proporção entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) do país para o nível mais sustentável de 120,5% até 2020, de cerca de 165% atualmente. Mas o acordo para a dívida deixou grandes rombos no balanço dos bancos gregos que agora precisam de cerca de € 32 bilhões ou mais para se recapitalizarem e terão de pedir ajuda estatal para isso.

Uma auditoria independente sobre o sistema bancário da Grécia concluída no ano passado, mas não publicada, mostra que os bancos ainda enfrentam baixas contábeis em razão do crescimento dos empréstimos inadimplentes e terão de fazer mais provisões - ou pedir mais ajuda oficial - para cobrir essas perdas. As informações são da Dow Jones. 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaDívida públicaDívidas de paísesEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso