Mundo

Grécia: Syriza tem 30% da intenção de voto

Se as eleições fossem hoje o Syriza obteria 30% dos votos, enquanto o conservador Nova Democracia ficaria com 26%

O líder da esquerda radical grega (Syriza), Alexis Tsipras (Louisa Gouliamaki / AFP)

O líder da esquerda radical grega (Syriza), Alexis Tsipras (Louisa Gouliamaki / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2012 às 09h43.

Atenas - Uma pesquisa de opinião divulgada nesta quinta-feira na Grécia mostra que o partido Coalizão de Esquerda Radical (Syriza) aperece na frente na disputa pela preferência do eleitorado nas novas eleições parlamentares, que serão realizadas no dia 17 de junho.

De acordo com a sondagem da Public Issue divulgada pela emissora de televisão SKAI e o jornal Kathimerini, se as eleições fossem hoje o Syriza obteria 30% dos votos, enquanto o conservador Nova Democracia ficaria com 26%, levando em conta apenas os votos válidos.

Após os principais partidos políticos não conseguirem chegar a um acordo para a formação de um governo de coalizão depois das eleições de 6 de maio, a Grécia se prepara apara o novo pleito, que está sendo visto como um referendo sobre a permanência do país na zona do euro. O Syriza diz que é a favor da permanência do país no bloco, mas defende medidas que são incompatíveis com essa postura, como um calote de três anos e um auditoria da dívida pública.

Ainda segundo a pesquisa divulgada hoje, o Partido Socialista (Pasok) deve conquistar 15,5% dos eleitores, enquanto o Gregos Independentes deve ficar com 8% dos votos e o Esquerda Democrática teria um apoio de 6,5%. Também conseguiriam representação no Parlamento o Partido Comunista (5%) e o neo-nazista Aurora Dourada (4%). A aliança Recreate Greece-Drassi, criada esta semana, oscila perto do limite mínimo para entrar no Parlamento, de 3%.

De acordo com a legislação grega, o partido que fica em primeiro lugar nas eleições, seja por qual margem for, ganha um bônus de 50 cadeiras no Parlamento.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEleiçõesEuropaGréciaNova Democracia (Grécia)PiigsSyrizaUnião Europeia

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala