Mundo

Grécia prepara pacote de privatizações para esta semana

O objetivo é buscar alternativas para o endividamento do país, que enfrenta cobranças dos credores de reformas estruturais

Manifestantes contra as medidas econômicas do governo: a ideia do pacote é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais (Pascal Rossignol/Reuters)

Manifestantes contra as medidas econômicas do governo: a ideia do pacote é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais (Pascal Rossignol/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 12h27.

Brasília – O governo da Grécia prepara para esta semana o anúncio de um pacote de privatizações. O objetivo é buscar alternativas para o endividamento do país, que enfrenta cobranças dos credores de reformas estruturais. A dívida da Grécia está em torno de 350 bilhões de euros, segundo dados oficiais. A informação sobre a elaboração do pacote de privatizações é do secretário-geral do Ministério das Finanças, George Christodoulakis.

Os estudos preliminares incluem a ampliação do esquema de aluguel do aeroporto internacional da capital grega, Atenas, a concessão do monopólio estatal de jogos e licenças para loterias. A ideia é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais.

A elaboração do projeto de privatizações foi uma condição imposta pelos credores internacionais. Porém, o governo ainda não colocou os ativos no mercado. Christodoulakis disse que o governo grego já vendeu a participação de 10% na operadora de telecomunicações OTE. A empresa alemã Deutsche Telekom comprou os ativos em junho, por 400 milhões de euros. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPiigsPrivatização

Mais de Mundo

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia

Leão XIV toma posse da cátedra de bispo de Roma na basílica de São João de Latrão

Espanha propõe embargo de armas a Israel para parar guerra na Faixa de Gaza