Mundo

Grécia prepara pacote de privatizações para esta semana

O objetivo é buscar alternativas para o endividamento do país, que enfrenta cobranças dos credores de reformas estruturais

Manifestantes contra as medidas econômicas do governo: a ideia do pacote é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais (Pascal Rossignol/Reuters)

Manifestantes contra as medidas econômicas do governo: a ideia do pacote é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais (Pascal Rossignol/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 12h27.

Brasília – O governo da Grécia prepara para esta semana o anúncio de um pacote de privatizações. O objetivo é buscar alternativas para o endividamento do país, que enfrenta cobranças dos credores de reformas estruturais. A dívida da Grécia está em torno de 350 bilhões de euros, segundo dados oficiais. A informação sobre a elaboração do pacote de privatizações é do secretário-geral do Ministério das Finanças, George Christodoulakis.

Os estudos preliminares incluem a ampliação do esquema de aluguel do aeroporto internacional da capital grega, Atenas, a concessão do monopólio estatal de jogos e licenças para loterias. A ideia é obter, até 2015, a arrecadação de 50 bilhões de euros a partir da venda e do aluguel de ativos estatais.

A elaboração do projeto de privatizações foi uma condição imposta pelos credores internacionais. Porém, o governo ainda não colocou os ativos no mercado. Christodoulakis disse que o governo grego já vendeu a participação de 10% na operadora de telecomunicações OTE. A empresa alemã Deutsche Telekom comprou os ativos em junho, por 400 milhões de euros. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasDívida públicaEuropaGréciaPiigsPrivatização

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô