Mundo

Grécia precisa economizar mais 7 bilhões de euros entre 2013 e 2015

Só com economia país vai se livrar do rombo fiscal encontrado no orçamento do país

País precisa reduzir seu déficit dos atuais 9% para 1,1% até 2015 (Louisa Gouliamaki/AFP)

País precisa reduzir seu déficit dos atuais 9% para 1,1% até 2015 (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2011 às 16h24.

Atenas - A Grécia terá que aplicar novas medidas para arrecadar 7 bilhões de euros extras entre 2013 e 2015 e salvar assim o rombo fiscal que o Ministério das Finanças encontrou durante a revisão do programa de ajuste orçamentário, segundo informou neste sábado a imprensa local.

Esses 7 bilhões de euros são mencionados em uma modificação do programa de ações em médio prazo que Atenas negociou na semana passada com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia (UE), fiadores dos empréstimos internacionais que socorrem as finanças gregas.

O documento, apresentado ontem à noite no Parlamento de Atenas, não específica essas medidas, mas indica que é necessário aumentar os cortes de gasto público se o país quiser cumprir seu objetivo de reduzir o déficit dos atuais 9% para 1,1% no ano 2015.

Se essas medidas extraordinárias não forem aplicadas, o déficit em 2015 ficará acima dos 4%, segundo as previsões corrigidas.

Os planos da Grécia também contemplam diminuir o montante da dívida pública de 145,5% até 125,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma redução na qual o perdão de metade da dívida grega exerce um papel indispensável.

O ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, assegurou ontem no Parlamento que se o programa previsto nos Orçamentos Estatais para 2012 for cumprido, não serão necessárias novas medidas de economia no ano que vem.

Representantes do Banco Central Europeu, da Comissão Europeia e do FMI devem retornar no próximo dia 12 de dezembro a Atenas para continuar analisando a situação da economia grega e o grau de cumprimento das medidas de ajuste, e seguir os contatos para a entrega de um novo resgate de 130 bilhões de euros.

A previsão é que no dia 7 se ratifique no Parlamento o orçamento para 2012, o que permitirá à Grécia receber os 8 bilhões de euros do sexto lance do primeiro pacote de resgate, aprovado em 2010 e com um importe de 110 bilhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaUnião EuropeiaGréciaCrise grega

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro