Mundo

Grécia pede prorrogação de ao menos dois anos para plano de austeridade

Novo governo de coalizão também pediu a limitação da redução no quadro de funcionários em documento oficial publicado hoje

Bandeiras da União Europeia e da Grécia: em documento oficial, país pede prorrogação no plano de austeridade aos credores, UE e FMI (Yannis Behrakis/Reuters)

Bandeiras da União Europeia e da Grécia: em documento oficial, país pede prorrogação no plano de austeridade aos credores, UE e FMI (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2012 às 12h18.

O novo governo de coalizão grego pede a limitação da redução de funcionários e uma prorrogação de "ao menos dois anos" para aplicar o plano de austeridade imposto por seus credores, a UE e o FMI, segundo um documento oficial publicado neste sábado.

Neste documento, o executivo pede que seja revisado o plano de resgate, de tal forma que se amplie em "ao menos dois anos", ou seja, até 2016, o plano para realizar "as reformas de ajuste orçamentário".

O objetivo é diminuir o déficit "sem novas reduções de salários, de pensões e de investimentos públicos", afirma o documento, que anuncia um congelamento das supressões de postos de trabalho e uma revalorização das indenizações por desemprego.

O governo deseja "evitar as supressões de empregos permanentes e economizar os custos não salariais reduzindo a burocracia", acrescenta o texto.

O documento considera que as empresas e os sindicatos teriam que ser autorizados a fixar o nível do salário mínimo no setor privado. Este salário foi reduzido em 22%, a 586 euros em fevereiro.

A troika de credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) estará em Atenas na segunda-feira para "atualizar" o programa de rigor e de reformas da Grécia, anunciou na quinta-feira o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaUnião EuropeiaGréciaCrise grega

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição