Mundo

Grécia investiga Goldman Sachs em ocultação da dívida

Segundo o `The New York Times´, o banco não revelou informações sobre a dívida grega, quando o país conseguiu aderir à zona do euro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 12h03.

Atenas - O primeiro-ministro da Grécia, Giorgos Papandreou, informou que o Parlamento do país vai investigar o papel da Goldman Sachs e o de outros bancos de investimento na suposta ocultação da dívida grega em 2001, quando a nação aderiu ao euro.

"Vamos investigar o papel das instituições estrangeiras no problema", disse o primeiro-ministro, que completa um ano à frente do Governo, segundo o diário "Elefterotipía".

Papandreou declarou que a investigação, com previsão de início no fim deste ano, levantará qual foi de fato o papel do Goldman Sachs em 2001, quando a Grécia apresentou suas contas para ingressar na zona do euro.

De acordo com o diário americano "The New York Times", o Goldman Sachs ocultou a Bruxelas bilhões de euros em dívida, o que facilitou a adesão da Grécia à moeda única.

A Grécia requereu este ano ajuda internacional trienal no valor de 110 bilhões de euros para se salvar da quebra por um déficit público de 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma dívida de 120% do PIB.

Leia mais notícias sobre dívida pública

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa