Mundo

Grécia faz acordo sobre plano de austeridade, diz fonte

O acordo foi alcançado depois que o ministro Evangelos Venizelos concordou em reduzir o rendimento mínimo dos contribuintes gregos para 8 mil euros

No domingo passado, os ministros das Finanças da zona do euro, disseram que uma pequena missão técnica faria uma visita à Atenas esta semana para acertar os detalhes finais (Ian Waldie/Getty Images)

No domingo passado, os ministros das Finanças da zona do euro, disseram que uma pequena missão técnica faria uma visita à Atenas esta semana para acertar os detalhes finais (Ian Waldie/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2011 às 17h55.

Bruxelas - A Grécia fechou um acordo com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre um pacote de austeridade de cinco anos, que pode abrir caminho para um novo empréstimo para o país, se o parlamento grego aprovar as medidas, afirmou uma fonte oficial hoje.

"Nós temos um acordo depois que o governo grego concordou com mais cortes de gastos e aumento de impostos", disse a fonte com conhecimento direto das conversações.

Segundo a fonte, o acordo foi alcançado depois que o ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, concordou em reduzir o rendimento mínimo tributável dos contribuintes gregos para 8 mil euros, de 12 mil euros anteriormente.

O acordo também dependeu da aprovação grega sobre um imposto especial de crise sobre todos os contribuintes, que irá variar de 1% a 5%, dependendo da renda.

"Existem "alguns pequenos detalhes que precisam ser resolvidos, mas a estrutura básica foi acordada", disse a fonte.

No domingo passado, os ministros das Finanças da zona do euro, disseram que uma pequena missão técnica faria uma visita à Atenas esta semana para acertar os detalhes finais do plano de austeridade. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaGréciaCrise gregaFMIDívida pública

Mais de Mundo

Drone ucraniano provoca incêncio perto de 'palácio de Putin' no sul da Rússia

Deputado ucraniano assassinado no oeste do país

Navio de guerra americano entra no Canal do Panamá rumo ao Caribe

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais