Mundo

Grécia corre risco de voltar à dracma, diz comissária

O governo grego negou no início do mês rumores de que Atenas considera abandonar o euro, mas opção é cada vez mais provável

A Grécia corre o risco de abandonar a zona do euro (Garth Burger/Stock.xchng)

A Grécia corre o risco de abandonar a zona do euro (Garth Burger/Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 16h42.

Atenas - A Grécia deve fazer sacrifícios para superar sua crise fiscal ou enfrentar o risco de abandonar a zona do euro e voltar à dracma (moeda grega), disse a representante da Grécia na Comissão Europeia, Maria Damanaki. "O maior (feito) do pós-guerra da Grécia - o euro e o percurso do país na Europa - estão em risco", disse a comissária.

"O cenário de distanciamento da Grécia do euro está sobre a mesa", disse a veterana socialista, acrescentando que "foi forçada a falar francamente". "Ou nós concordamos com nossos credores sobre um programa de duros sacrifícios que traga resultados, e assumimos nossas responsabilidades do passado, ou voltamos à dracma. O resto é secundário nas atuais condições", acrescentou.

O governo grego e o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo, negaram no início do mês rumores de que Atenas considera abandonar o euro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute