Mundo

Grécia anuncia privatização de transportes, correios e águas

Atenas - O governo grego anunciou que planeja realizar nos próximos três anos uma série de privatizações nas áreas de transportes, correios e águas para arrecadar para os cofres públicos em torno de 1 bilhão de euros (1,22 bilhão de dólares) anuais. "A decisão do governo é acelerar os procedimentos de privatizações desses setores para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2010 às 18h21.

Atenas - O governo grego anunciou que planeja realizar nos próximos três anos uma série de privatizações nas áreas de transportes, correios e águas para arrecadar para os cofres públicos em torno de 1 bilhão de euros (1,22 bilhão de dólares) anuais.

"A decisão do governo é acelerar os procedimentos de privatizações desses setores para beneficiar o Estado", afirmou o ministro das Finanças, George Papaconstantinou, em coletiva de imprensa.

O governo quer vender "muito em breve" 49% da Trainose, a filial de transportes do grupo ferroviário estatal OSE, 10% de sua empresa de águas de Atenas (Eydap) e 23% da empresa de águas de Salônica, norte do país, assim como 39% do correio grego (Elta), informou Papacontantinou.

A OSE, controlada 100% pelo Estado, "registra perdas de 1 bilhão de euros anuais e sua dívida chega a 10 bilhões de euros", afirmou o ministro.

"A gerência da Trainose será concedida a um investidor privado", completou.

Quanto à empresa pública de eletricidade (DEI), o Estado vai conservar 51% de sua participação e tomará "iniciativas institucionais para abrir (o capital) a acionistas minoritários e majoritários".

O governo prevê também a privatização total dos cassinos, além de prorrogar o contrato de concessão dos direitos do aeroporto internacional de Atenas (administrado desde 2001 pelo grupo alemão Hochtief) e a concessão dos direitos para os aeroportos regionais.

Quanto aos portos, cuja maior parte é controlada pelo Estado (74% no caso dos grandes portos de Pireo e Salônica e 100% dos portos regionais), o governo prevê o "desenvolvimento dos serviços portuários em colaboração com sócios estratégicos, assim como seu ingresso na bolsa" de até 49% do capital.

A empresa imobiliária do Estado e a dos estádios olímpicos, que na maioria não são utilizados desde os jogos de Atenas em 2004, serão unificadas em uma só companhia.

O anúncio de realizar uma série de privatizações "é um chamado aos investidores da Grécia e do exterior", explicou o ministro, que não divulgou um calendário preciso para implementar o programa.

Os benefícios previstos por este programa "ficarão em torno de 1 bilhão de euros por ano até 2013", ou 1,22 bilhão de dólares, conforme o memorando assinado em maio por Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) para sanar as finanças públicas, afirmou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPrivatizaçãoSetor de transporteTransporte e logísticaUnião Europeia

Mais de Mundo

EUA condena manobras militares chinesas em Taiwan e pede paz na região

Governo brasileiro aguardará tarifaço dos EUA antes de tomar qualquer medida, diz Alckmin

Trump anunciará tarifas globais após fechamento de Wall Street amanhã

Trump fala com presidente egípcio sobre Gaza e 'possíveis soluções' para o conflito