Mundo

Grécia abandona oficialmente projeto de referendo

O ministro das Finanças também disse aos seus colegas da UE que o voto de confiança do governo grego nesta sexta-feira no Parlamento está mantido

Venizelos: "queremos obter o maior consenso possível... com a formação de um governo neste sentido (de unidade nacional)" (Louisa Gouliamaki/AFP)

Venizelos: "queremos obter o maior consenso possível... com a formação de um governo neste sentido (de unidade nacional)" (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2011 às 09h25.

Atenas - A Grécia abandonou oficialmente seu projeto de convocar um referendo sobre o resgate acordado pela Eurozona, anunciou nesta sexta-feira o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, aos seus colegas europeus.

Venizelos indicou em um comunicado que informou ao comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, ao ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, e ao chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, "a decisão da Grécia de não realizar um referendo".

Venizelos também disse aos seus colegas da UE que o voto de confiança do governo grego nesta sexta-feira no Parlamento está mantido, e tem por objetivo formar um governo de unidade nacional.

"Queremos obter o maior consenso possível... com a formação de um governo neste sentido", afirmou.

Até agora, a Grécia não havia anunciado oficialmente a anulação de seu plano de referendo. O primeiro-ministro Georges Papandreou afirmava apenas que estava pronto para desistir da ideia do referendo se a oposição apoiasse o novo plano europeu de resgate para a Grécia.

Não está claro se Papandreou irá renunciar, mas ele afirmou a legisladores na noite de quinta-feira que não está preso a sua posição, ressaltando que estava mais interessado em "salvar o país".

O anúncio chegou antes da realização de um voto de confiança no Parlamento, que pode provocar um colapso no governo e afundar a Grécia e a Eurozona em turbulências ainda maiores.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaCrises em empresasGréciaCrise grega

Mais de Mundo

Guerrilheiro mais procurado da Colômbia afirma que não vai se render

Coreia do Norte testa mísseis antiaéreos em meio a exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas