Mundo

Grã-Bretanha e Irã reatam relações 2 anos após ataque

Foi nomeado um encarregado de negócios não residente para o país do Oriente Médio


	Bandeira do Irã em frente a míssil: anúncio reflete um abrandamento nas relações do Irã com o Ocidente e acontece depois que o Irã e seis potências aproximaram-se de fechar um acordo
 (Getty Images)

Bandeira do Irã em frente a míssil: anúncio reflete um abrandamento nas relações do Irã com o Ocidente e acontece depois que o Irã e seis potências aproximaram-se de fechar um acordo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2013 às 11h00.

Dubai/Londres - A Grã-Bretanha disse nesta segunda-feira ter reatado as relações diplomáticas com o Irã e nomeou um encarregado de negócios não residente para o país do Oriente Médio, dois anos após uma multidão revoltada ter atacado a embaixada britânica em Teerã.

O anúncio reflete um abrandamento nas relações do Irã com o Ocidente e acontece depois que o Irã e seis potências mundiais, incluindo a Grã-Bretanha, aproximaram-se de fechar um acordo preliminar sobre o programa nuclear de Teerã.

A chancelaria britânica disse que Ajay Sharma, atualmente o diretor do departamento para o Irã, iria assumir o novo posto imediatamente.

O Irã também nomeou nesta segunda-feira um novo encarregado de negócios para a Grã-Bretanha, informou a agência de notícias Mehr.

"Hoje a República Islâmica nomeou Mohammad Hassan Habibollah como encarregado de negócios para a Grã-Bretanha e o apresentou ao lado britânico", disse a agência, citando o Ministério das Relações Exteriores.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaInglaterraIrã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Trump prepara recorde de decretos para seu novo governo

Lula deve ir à cerimônia de posse de Donald Trump nos EUA?

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023