Mundo

Grã-Bretanha defende deportação de emigrantes

A declaração ocorre no momento em que a Comissão Europeia deve analisar seu plano de ação conjunta para enfrentar o crescente número de imigrantes

Emigrantes viajam em embarcação de madeira no Mediterrâneo, em uma tentativa de chegar ao continente europeu (AFP/AFP)

Emigrantes viajam em embarcação de madeira no Mediterrâneo, em uma tentativa de chegar ao continente europeu (AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 09h51.

Londres - Os imigrantes que conseguem cruzar o Mediterrâneo para chegar aos países da União Europeia devem ser deportados, disse nesta quarta-feira a ministra britânica do Interior, Theresa May, em um artigo publicado no jornal The Times.

"Não concordo com a sugestão da chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, de que "nenhum emigrante" interceptado no mar "deva ser devolvido contra sua vontade", escreveu a ministra do Interior.

"Este tipo de enfoque apenas age como um fator que alenta mais as pessoas a arriscar suas vidas" cruzando o Mediterrâneo.

A declaração ocorre no momento em que a Comissão Europeia deve analisar seu plano de ação conjunta para enfrentar o crescente número de pessoas que arriscam a vida tentando cruzar o Mediterrâneo em barcos sem qualquer segurança.

Desde o início do ano, mais de 34 mil emigrantes clandestinos chegaram à costa da Itália, e calcula-se que 1.770 homens, mulheres e crianças desapareceram durante a travessia, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Nesta quarta-feira, a Comissão Europeia analisará a possibilidade de perguntar aos 28 Estados membros se aceitam receber refugiados com base em um sistema de cotas que leva em conta riqueza, tamanho e outros indicadores de cada país.

"A UE precisa trabalhar para estabelecer pontos de pouso seguros na África, para a aplicação de um programa ativo de retorno" dos emigrantes, defendeu May.

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoUnião Europeia

Mais de Mundo

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel