Mundo

Governo vai aprimorar crédito para estocagem de etanol

Linhas de crédito para formação de estoques de etanol e de recuperação de áreas degradadas serão ajustadas para atender mais agricultores

canaviais-wikimedia-commons-jpg.jpg (.)

canaviais-wikimedia-commons-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Anunciadas no Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, as linhas de crédito para formação de estoques de etanol e de recuperação de áreas degradadas serão ajustadas para atender um maior número de agricultores, já que tiveram baixa procura desde seu lançamento.

Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os dois programas são pontos de destaque no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, que já está em fase final de formulação e deverá ser lançado em junho.

"Dos R$ 2 bilhões oferecidos no ano passado para estocagem de etanol, foram tomados apenas R$ 33 milhões. Como os juros eram muito altos, o programa não teve adaptação aos seus objetivos", afirmou Rossi. O ministro disse que está se reunindo com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil, principais financiadores do setor agropecuário, para corrigir as falhas nesses programas, considerados estratégicos pelo governo.

"No caso do etanol há um problema grande, que é a sazonalidade, com épocas em que o preço dispara, gerando uma instabilidade grave para os consumidores que têm carro flex. Com a estocagem, queremos criar uma estabilidade", afirmou Rossi.

Já a recuperação de áreas degradadas, faz parte das estratégias do governo brasileiro para cumprir as metas de reduzir a emissão de gases de efeito estufa anunciadas na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca. Além disso, o uso dessas terras também possibilita aumentar a produção de alimentos.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesCréditoDesmatamentoEnergiaEtanolfinanciamentos-para-pequenas-empresas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos