Mundo

Governo turco proíbe divulgação de imagens do atentado

O vice-primeiro-ministro enviou uma hora depois da explosão uma ordem ao Conselho de Radiotelevisão impondo o veto temporário


	Turquia: em geral, a imprensa está cumprindo a ordem, uma medida que o governo veio aplicando de forma rotineira nos últimos anos
 (Kamal Aslan / Reuters)

Turquia: em geral, a imprensa está cumprindo a ordem, uma medida que o governo veio aplicando de forma rotineira nos últimos anos (Kamal Aslan / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 10h15.

Ancara - O governo turco proibiu os meios de comunicação de divulgar vídeos e fotos do atentado desta manhã em Istambul, no qual pelo menos dez pessoas morreram e outras 15 ficaram feridas.

O vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, enviou uma hora depois da explosão, que aconteceu às 8h20 GMT (6h20 em Brasília), uma ordem ao Conselho de Radiotelevisão impondo o veto temporário alegando razões de segurança nacional e ordem pública.

"Consideramos apropriada a imposição da proibição temporária de divulgação sobre o incidente", assinala a ordem sobre a explosão em Sultanahmet, a região mais turística de Istambul, onde fica, por exemplo, a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul.

Em geral, a imprensa está cumprindo a ordem, uma medida que o governo veio aplicando de forma rotineira nos últimos anos quando aconteceram situações parecidas.

O maior veto deste tipo aconteceu em 10 de novembro de 2015, após o duplo atentando suicida que matou 102 pessoas em Ancara.

Oposição e organizações civis denunciaram este tipo de censura.

No Twitter, algumas mensagens criticavam a medida e diziam que as proibições de informar "chegam antes mesmo de as ambulâncias".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunicaçãoEuropaTerrorismoTurquia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado