Mundo

Governo Trump proíbe sabores de cigarros eletrônicos com exceção de mentol

A medida é uma estratégia para conter o uso crescente de produtos de vaporização entre os adolescentes

Cigarros eletrônicos: sabores de frutas e hortelã, por exemplo, tem a comercialização proibida nos Estados Unidos (Danchooalex/Getty Images)

Cigarros eletrônicos: sabores de frutas e hortelã, por exemplo, tem a comercialização proibida nos Estados Unidos (Danchooalex/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 16h54.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira uma proibição de sabores de cigarros eletrônicos populares, como fruta e hortelã, para conter o uso crescente de produtos de vaporização entre os adolescentes, só permitindo que os sabores de mentol e tabaco continuem no mercado.

A proibição de sabores se aplica a cigarros eletrônicos, que usam cartuchos descartáveis cheios de nicotina líquida e são vendidos com frequência em lojas de conveniência.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS) disse que as empresas que não interromperem a fabricação, a distribuição e a venda de cigarros eletrônicos de cartuchos com sabores que não sejam mentol e tabaco dentro de 30 dias correm o risco de sofrer ações de cumprimento da lei da Agência de Alimentos e Drogas (FDA).

O anúncio desta quinta-feira não terá impacto na Juul, que já retirou os sabores proibidos, mas forçará concorrentes que oferecerem uma variedade maior de sabores, como Njoy e R.J. Reynolds Tobacco Co, que fabrica os cigarros eletrônicos Vuse, a limitar suas opções.

"Os Estados Unidos nunca viram uma epidemia de uso de substância aumentar tão rapidamente quanto a atual epidemia de uso de cigarros eletrônicos entre jovens", disse Alex Azar, secretário do HHS, em um comunicado.

A medida surge no momento em que agências regulatórias dos EUA investigam uma doença respiratória misteriosa ligada à vaporização que causou 55 mortes e mais de 2.500 hospitalizações até terça-feira, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Acompanhe tudo sobre:Cigarros eletrônicosDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino