Mundo

Governo quer "pente fino" na transmissão de energia

A ideia é criar uma estratégia de vistoria com intercâmbio de técnicos do setor para revisar procedimentos, com apoio de especialistas de universidades


	Rede de transmissão elétrica: o ministério estuda criar uma resolução para disciplinar a estratégia, que será apresentada à Aneel
 (Divulgação)

Rede de transmissão elétrica: o ministério estuda criar uma resolução para disciplinar a estratégia, que será apresentada à Aneel (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 17h30.

Rio de Janeiro- Para prevenir panes no sistema elétrico que deixaram milhares de pessoas no escuro em várias regiões do país nas últimas semanas, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje (8) que o governo quer promover um “pente fino” no sistema de transmissão de energia, ainda este ano, com técnicos das próprias empresas.

A ideia é criar uma estratégia de vistoria com intercâmbio de técnicos do setor para revisar procedimentos, com apoio de especialistas de universidades, explicou o secretário. Segundo Zimmermann, entre as usinas nucleares de todo mundo, esse procedimento é conhecido, com técnicos viajando de um país para outro com o objetivo de fazer as inspeções.

“Na área nuclear, periodicamente, uma equipe de tal país vem ao Brasil avaliar como estão funcionando os protocolos. A equipe do Brasil vai para outro país, de forma que alguém olhando de fora, que não está acostumado com aquela instalação, faz uma rechecagem dos procedimentos. Isso é o que queremos fazer entre as empresas de transmissão”, informou o secretário.

O ministério estuda criar uma resolução para disciplinar a estratégia, que será apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A meta é iniciar a revisão nas empresas públicas e também nas concessionárias de transmissão de energia em 2012. “Começaremos o pente fino nas subestações mais importantes e depois adotaremos como rotina”, disse.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaEnergia elétricaEnergia nuclearInfraestruturaServiços

Mais de Mundo

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%