O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, durante inauguração de exposição sobre o país na África do Sul (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
Joanesburgo - Foi aberta hoje (15) em Joanesburgo, na África do Sul, a primeira iniciativa do governo federal para a promoção da Copa do Mundo de 2014: a Casa Brasil. O local é um espaço de exposições voltado à atração de turistas e investidores estrangeiros para o país.
Em uma área de mais de 3 mil metros quadrados (m²), localizada em uma das áreas mais nobres de Joanesburgo, todas as 12 cidades-sede do Mundial do Brasil estão representadas. Estandes, instalações artísticas e uma exposição sobre futebol que custaram R$ 10 milhões têm como objetivo consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo durante os próximos anos.
"Aqui é o pontapé inicial para 2014 e a chance de o Brasil se tornar um grande destino turístico", afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, uma das autoridades brasileiras presentes no evento.
Segundo ele, até 2014, a Copa deve colaborar para um crescimento anual de 10% do turismo nacional. Nesse mesmo período, o número de turistas estrangeiros que visitam o país deve saltar de 5 milhões para 8 milhões.
Para que isso ocorra, o ministro afirmou que o Brasil tem de melhorar a qualidade de seus serviços e de sua infraestrutura. "Temos quatro anos para melhorar o atendimento de nossos hotéis, para ensinar inglês e espanhol para nossos trabalhadores", disse. "Temos quatro anos também para melhorar a estrutura de nossos aeroportos e a mobilidade urbana."
De acordo com Barretto, o bom desempenho da economia brasileira ajuda a fazer com que essas necessidades sejam atendidas. "Estamos em um momento bom. O crescimento da economia do país está junto com a necessidade de melhorias."