Mundo

Governo nega que Putin tenha problemas físicos

O Kremlin negou que o presidente russo tenha algum problema de saúde, como foi informado por alguns veículos

Vladimir Putin: alguns veículos de informação afirmaram que o líder russo sofre de câncer (Alexei Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

Vladimir Putin: alguns veículos de informação afirmaram que o líder russo sofre de câncer (Alexei Nikolskyi/RIA Novosti/Kremlin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 11h19.

Moscou - O Kremlin negou nesta quarta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que completou 62 anos no dia 7 de outubro, tenha algum problema de saúde, como informou a imprensa internacional nos últimos dias.

"Que esperem sentados, que mordam a língua. Está tudo bem", garantiu Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, à imprensa local.

Alguns veículos de informação afirmaram que o líder russo sofre de câncer na medula espinhal ou no pâncreas, e inclusive vincularam a doença com sua decisão de anexar a península da Crimeia e intervir nos assuntos da vizinha Ucrânia.

Segundo as publicações, um especialista alemão estaria tratando Putin devido a problemas nas costas, rumores que surgiram no final de 2012, quando o Kremlin modificou repentinamente a agenda presidencial.

Depois disso, o Kremlin divulgou que Putin sofreu lesões esportivas, declarações que levaram a imprensa russa a afirmar que a saúde do presidente tinha deixado de ser um segredo de Estado. Putin acusou a oposição de "colocar em dúvida a legitimidade e a capacidade de trabalho das autoridades" ao disseminar esses boatos.

Recentemente, durante um fórum internacional em Sochi, Putin considerou "absolutamente errônea" a afirmação de um de seus auxiliares, que falou que "se existe Putin, existe Rússia; e se não existe Putin, não existe Rússia".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaUcrâniaVladimir PutinCrimeia

Mais de Mundo

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA

Trump diz que Ucrânia deve continuar lutando até recuperar todos os territórios tomados pela Rússia