Mundo

Governo não planeja assumir mais bancos, diz Chávez

São Paulo - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que o governo não pretende assumir mais bancos neste momento e pediu à população que não saque seus depósitos. Chávez tentou acalmar o nervosismo sobre o tema, menos de uma semana depois que o governo assumiu o controle do Banco Federal, o oitavo maior […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que o governo não pretende assumir mais bancos neste momento e pediu à população que não saque seus depósitos.

Chávez tentou acalmar o nervosismo sobre o tema, menos de uma semana depois que o governo assumiu o controle do Banco Federal, o oitavo maior banco do país. Ele afirmou que não há razões para que alguém "corra até o banco para tirar o dinheiro, com medo de que o Chávez vá acabar com os bancos".

"Eu não planejo intervir em nenhum banco", disse o presidente, acrescentando que os reguladores assumiram o Banco Federal para proteger os clientes, pois o banco estava falido. O antigo proprietário, Nelson Mezerhane, opositor a Chávez, negou a informação e declarou que a apropriação foi motivada por questões políticas.

No ano passado, o terceiro maior banco do país foi nacionalizado além de, nos últimos sete meses, o governo ter passado a controlar cerca de 12 bancos pequenos, dizendo ser necessário fazê-lo por conta de problemas financeiros nessas instituições. Cerca de 30% do setor bancário do país está nas mãos do governo venezuelano.
 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilBancosAmérica LatinaVenezuelaFinançasLuiz Inácio Lula da SilvaEstatização

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo