Mundo

Governo japonês vai reduzir o uso de plástico em órgãos públicos

Os donos de lojas de conveniência e demais varejistas serão orientados a deixar de fornecer sacolas plásticas

Poluição provocada por plásticos contamina o solo e os mares - Martine Perret/ONU Meio Ambiente (Martine Perret/ONU Meio Ambiente/Agência Brasil)

Poluição provocada por plásticos contamina o solo e os mares - Martine Perret/ONU Meio Ambiente (Martine Perret/ONU Meio Ambiente/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de fevereiro de 2019 às 13h03.

A poluição provocada pelos plásticos é uma tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares. O governo japonês decidiu cortar o uso de produtos de plásticos em cafeterias e lojas em cerca de 200 órgãos e instituições ligadas ao governo, como universidades, a partir do ano fiscal de 2019, que tem início em abril.

A decisão tem como objetivo reduzir a quantidade de dejetos de plástico nos oceanos. Ela foi tomada quando as diretrizes para a assinatura de contratos entre o governo e operadoras de cafeterias e lojas estavam sendo revisadas.

Será pedido às operadoras de cafeterias que evitem o uso de talheres e recipientes descartáveis de plástico. A exceção é para serviços a portadores de deficiências.

Os donos de lojas de conveniência e demais varejistas serão orientados a deixar de fornecer sacolas plásticas, além de canudos e colheres de plástico.

O governo afirma que só irá assinar contratos com entidades capazes de atender aos novos padrões.

O ministro do Meio Ambiente, Yoshiaki Harada, afirmou que as novas diretrizes serão rigorosamente aplicadas. Ele disse acreditar que a campanha do governo incentive autoridades provinciais, municipais e diversos setores industriais a adotar a medida.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos, trazendo graves prejuízos para o meio ambiente.

Acompanhe tudo sobre:JapãoPlásticosPoluição

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia