Mundo

Governo italiano não irá cair por causa do orçamento, diz Luigi di Maio

O líder do Movimento 5 Estrelas disse que não vai permitir que o governo caia por conta de uma "anistia para qualquer lave dinheiro"

Luigi Di Maio: o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (Michele Spatar/Getty Images)

Luigi Di Maio: o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (Michele Spatar/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 15h55.

Roma - O líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi di Maio, disse hoje que o governo da Itália não irá cair em razão de sua atual disputa em torno do plano orçamentário, que oferece anistia fiscal a italianos que possuam contas no exterior. O Movimento é um dos dois partidos que formam o governo de coalizão italiano.

Segundo Di Maio, uma solução será encontrada e "não permitiremos que o governo caia em função de uma anistia para qualquer um que lava dinheiro ou lava seu próprio dinheiro".

Di Maio alega que o plano orçamentário contém trecho não autorizado que garante anistia fiscal para ativos de italianos no exterior, uma medida que, segundo o Movimento, beneficiaria o crime organizado ou facilitaria a sonegação fiscal.

A Liga Norte, o outro partido da coalizão, diz que o trecho foi aprovado por ambas as legendas. O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, convocou uma reunião do gabinete para este sábado (20).

Acompanhe tudo sobre:ItáliaOrçamento federalPolíticos

Mais de Mundo

Desigualdades se agravam na América Latina com aumento da crise climática

América Latina pode liderar a transição verde com cooperação regional, diz ApexBrasil

Milton vira furacão de categoria máxima e ameaça México e Flórida

'Armas fantasmas' e direitos trans estão na agenda na Suprema Corte dos EUA